Home » blog » Como escovar os dentes corretamente?

Como escovar os dentes corretamente?

posts

Olá, na sessão de hoje do “Pergunte ao Dr. Maurício Conceição”, a dúvida em nossas redes sociais, que foi enviada por um parente de um dos nossos pacientes, é

Como escovar os dentes corretamente?

Esse conteúdo vai servir também pra comentar duas reclamações que ouço sempre que os pacientes e até mesmo muitos amigos vão aprender a escovar os dentes na Clínica Halitus, com uma de nossas Técnicas em Saúde Bucal, chamadas de TSBs.

As duas reclamações são essas:

1- Eu sempre faço limpeza no meu dentista, mas porque ele nunca me ensinou a escovar os dentes corretamente?

2- Escovei errado os meus dentes a vida toda?

TÉCNICA DE ESCOVAÇÃO CORRETA

A técnica de escovação ensinada por nossas TSBs é extremamente detalhada, com o uso da escova de dentes comum, do fio dental e da escova de tufo único. E, em casos muito específicos, recomendamos também as escovas interdentais. A escova de tufo único permite higienizar locais de difícil acesso, que a escova de dentes comum ou o fio dental não conseguem alcançar, devido ao tamanho de sua ponta ativa, que tem um único tufo de cerdas, macias ou extra macias.

Costumo dizer que não há nada mais valioso em odontologia do que aprender a escovar os dentes e gengiva da forma correta, pois isso é o que evitará inúmeros problemas no futuro, possibilitando uma grande economia em tratamentos odontológicos, por manter os dentes e gengiva sempre saudáveis, além de colaborar para um hálito fresco e agradável.

POUCOS DENTISTAS ENSINAM A ESCOVAÇÃO CORRETA DOS DENTES

O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo, estimados em mais de 339 mil profissionais no site do Conselho Federal de Odontologia em julho de 2020, ou seja, cerca de 19% dos dentistas do mundo. Por outro lado, a grande maioria dos profissionais não trabalha com prevenção, e é por isso que muitos dos dentistas fazem apenas a profilaxia ou limpeza nos dentes dos pacientes, mas dedicam muito pouco ou nenhum tempo da consulta para ensiná-los como escovar os dentes da forma correta.

Isso tanto é verdade que de cada 10 pacientes da Clínica Halitus que ensinamos a escovação completa e correta dos dentes e gengiva, 90% escovam incorretamente, ainda que utilizem produtos de excelente qualidade. Todos os nossos pacientes recebem um Kit de Produtos para Higiene Dental, adequado a cada caso (foto), podendo ter variações de marcas ou dos produtos, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Kit de Higiene Dental - Clínica Halitus

Nossas Técnicas em Saúde Bucal utilizam evidenciadores de placa bacteriana pra mostrar aos pacientes onde a escovação está incorreta. Esse produto vai colorir os locais em que a escovação dos dentes e uso do fio dental não foi eficiente e precisa melhorar. As TSBs ensinam pacientemente o paciente a remover a placa bacteriana em cada local, por mais difícil que seja o acesso. E o grande diferencial é o uso da escova de tufo único, que é prescrita a todos os pacientes da Clínica Halitus, que são ensinados a utilizá-la detalhadamente.

Outro fator muito importante é a escolha de escovas de dentes, cremes e fio dentais que sejam de boa qualidade. A escova de dentes deve ter a cabeça pequena e as cerdas macias ou extra macias. Os cremes dentais não devem conter lauril sulfato de sódio, substância que resseca a mucosa bucal, podendo alterar o paladar. E a quantia de creme dental a ser utilizada deve ser equivalente ao tamanho de meia ervilha. Já o fio e a fita dental limpam com eficiência as superfícies entre os dentes, onde a escova de dentes comum e a escova de tufo único não conseguem alcançar. O fio dental desliza com mais facilidade em espaços interdentais reduzidos e a fita dental é ideal para a limpeza dos espaços entre os dentes mais amplos, já que cobre uma superfície maior do que o fio. 

Na Clínica Halitus recomendamos que toda noite seja realizada uma escovação completa dos dentes e gengiva, que além da escova de dentes comum inclui o uso do fio dental e da escova de tufo único, permitindo uma remoção excepcional da placa bacteriana. Recentemente incluímos uma nova evidenciação de placa bacteriana na consulta em que damos alta aos pacientes, para avaliar se o paciente continua escovando os dentes corretamente, ou se precisará fazer uma nova consulta de ensino de higiene bucal, para corrigir eventuais falhas e aprimorar ainda mais a sua técnica de escovação.

Até mesmo o enxaguatório Bucal Halitus, que recomendo aos pacientes como importante auxiliar para o tratamento da halitose, por reduzir a formação de saburra lingual, cáseos amigdalianos e dos gases responsáveis pelo mau hálito bucal, fato comprovado por pesquisa publicada na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, recomendo o uso de apenas 5 ml por dose de utilização, ou seja, a menor dose possível, mas que traz excelentes resultados. Ou seja, produtos sim, mas só o suficiente. Além disso, os produtos para limpeza da língua, composto do limpador de língua com cerdas e spray para limpeza da língua, utilizam apenas 1/2 ml por dose de utilização. Todos os pacientes recebem um Kit de Produtos Halitus (foto), e ensinamos pessoalmente o seu uso da forma correta, etapa essencial no tratamento. 

Kit de Produtos Halitus

Se você não puder vir até a Clínica Halitus e quiser aprender a escovar os dentes corretamente, é consultar um dentista especialista em doenças de gengiva (periodontista) ou um profissional que valorize o tratamento preventivo.

Se você quiser aprender a conquistar e sempre manter um hálito fresco e agradável, me siga nas redes sociais (@drmauricioconceicao). E caso você também queira ter a sua pergunta comentada aqui, envie a sua dúvida ou sugestão clicando na aba contato.

Pra saber mais,  baixe o aplicativo Halitus no Google Play ou App Store e tenha acesso a muitos conteúdos em texto, vídeo e áudio e também a clínicas profissionais em todo o Brasil, conheça os testes para avaliar o seu hálito e sua segurança, encontre produtos auxiliares confiáveis para a halitose e boca seca e saiba mais sobre os meus cursos online, tanto para profissionais iniciantes como para os mais experientes.

Sobre o autor

Dr. Maurício Duarte da Conceição - CRO SP: 34.205
- Cirurgião Dentista, proprietário da Clínica Halitus, com 6 mil tratamentos de halitose realizados pessoalmente e da Empresa de Produtos Halitus, desenvolvidos para auxiliar o diagnóstico e tratamento da halitose e boca seca
- Pós-graduado em Halitose (Especialização) pela São Leopoldo Mandic - Campinas / SP
- Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba / SP
- Membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA)
- Autor do livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose, publicado em Português e em Espanhol, a mais completa obra já publicada sobre o tratamento do mau hálito
- Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais e autor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, nas áreas de Halitose e Boca seca 
- Especialista de Dentística Restauradora pela USP - Bauru / SP

CADASTRE-SE E RECEBA

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fique tranquilo(a). Seus dados não
serão compartilhados com terceiros