Home » blog » Qual a principal causa do mau hálito?

Qual a principal causa do mau hálito?

posts

Essa é a pergunta de hoje da sessão “PERGUNTE AO DR. MAURÍCIO CONCEIÇÃO”, enviada em minhas redes sociais.

O mau hálito tem cerca de 89 causas, de acordo com uma pesquisa detalhada que fiz em toda a literatura médica-odontológica até 2012, antes de publicar o livro Bom Hálito e Segurança, Metas Essenciais no Tratamento da Halitose. De lá pra cá, algumas novas causas já foram comprovadas, então hoje já são mais de 90 causas.

Dentre todas as causas do mau hálito, a principal definitivamente é a saburra ou biofilme lingual, uma placa bacteriana esbranquiçada, amarelada ou até mesmo amarronzada, se você tomar muito café, localizada no fundo da língua. A saburra lingual está presente em praticamente 99,9% dos casos de mau hálito. 

Saburra lingual - A principal causa do Mau Hálito

Em minha pesquisa de mestrado em Psicologia, todos os 156 participantes tinham a presença de saburra lingual, porque pedimos aos voluntários que suspendessem a limpeza de suas línguas por 24 horas antes da avaliação inicial, justamente pra avaliar a formação de biofilme lingual. E também no meu dia a dia atendendo os pacientes na Clínica Halitus, praticamente 100% deles têm saburra lingual.

E você pode estar se perguntando, como a saburra lingual se forma?

A saburra lingual se forma quando há um aumento na quantidade de alimentos disponíveis para as bactérias que causam o mau hálito. Essas bactérias se alimentam de pelezinhas que se descamam dos lábios e bochechas e de restos proteicos que veem dos alimentos, da saliva ou mesmo do muco que se acumula em nossa garganta.

Essas pelezinhas, restos proteicos e muco são fontes de proteínas, que quando degradadas pelas bactérias liberam gases derivados de enxofre, que vão dar ao hálito um odor bem desagradável.

E o que faz a saburra lingual se formar?

Por trás desse aumento de alimentos disponíveis para as bactérias, existem inúmeras causas, como por exemplo, a respiração bucal, o ronco, a baixa produção de saliva, o hábito de mordiscar os dedos, lábios e bochechas, o uso de produtos pra higiene bucal contendo álcool ou lauril sulfato de sódio, a carência de vitaminas A e D e o uso de aparelho ortodôntico, entre outras causas mais raras.

Se você quiser saber se tem saburra lingual, é bem simples, basta colocar a língua o máximo pra fora na frente do espelho, com uma boa iluminação, e examinar a coloração do fundo da sua língua. 

A limpeza da língua é uma etapa essencial no controle do mau hálito, mas nem todos os métodos de limpeza trazem bons resultados. Em breve vou trazer um conteúdo detalhado sobre qual o melhor método de limpeza da língua e também dicas de como evitar a ânsia ou desconforto ao limpá-la. 

Pra ter acesso a novos conteúdos, me siga no Instagram, Facebook e se inscreva no meu canal do Youtube (você encontra o link para minhas redes soicias no final dessa página). E se quiser ter a sua pergunta respondida por mim, envie sua dúvida ou sugestão por meio do contato desse site..

Navegue nesse site Portal do Halito e tenha acesso a clínicas e profissionais em todo o Brasil, encontre produtos auxiliares confiáveis para a halitose e boca seca, saiba mais sobre os meus cursos online, para profissionais iniciantes ou para os mais experientes, além de conteúdos em texto, vídeo e áudio.

Sobre o autor

Dr. Maurício Duarte da Conceição - CRO SP: 34.205

- Cirurgião Dentista, proprietário da Clínica Halitus, com 15 mil tratamentos de halitose realizados junto à sua equipe, e da Empresa de Produtos Halitus, desenvolvidos para auxiliar o diagnóstico e tratamento do Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga
- Pós-graduado em Halitose (Especialização) pela São Leopoldo Mandic - Campinas / SP
- Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba / SP (Curso Nota Máxima na CAPES = 7)
- Membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA)
- Autor do livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose, publicado em Português e em Espanhol, a mais completa obra já publicada sobre o tratamento do mau hálito
- Autor do livro Confie no seu Hálito, Manual para ter um Hálito Agradável e se Sentir Confiante
- Desenvolveu diversas Técnicas de Diagnóstico e Tratamento nas áres de Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga (acesse as suas Pesquisas)
- Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais e autor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, nas áreas de Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga 
- Qualificou cerca de 250 Dentistas e Medicos no tratamento do Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga, no seu Curso Halitus Online
- Especialista de Dentística Restauradora pela USP - Bauru / SP
Para conhecer o seu Curruculum, acesse a página abaixo: 
www.portaldohalito.com.br/dr-mauricio-conceicao

CADASTRE-SE E RECEBA

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fique tranquilo(a). Seus dados não
serão compartilhados com terceiros