Home » blog » Chiclete disfarça o mau hálito?

Chiclete disfarça o mau hálito?

posts

Olá, na sessão de hoje do “Pergunte ao Dr. Maurício Conceição”, a dúvida enviada em nossas redes sociais é:
Chiclete disfarça o mau hálito?

Muitas pessoas usam chicletes quando acreditam que podem estar com mau hálito, não é mesmo? Mas será que isso funciona?

A resposta é... depende!

Caso a alteração do hálito seja bem leve, os chicletes podem trazer algum benefício em mascarar o mau hálito, especialmente nos primeiros minutos, devido à liberação da essência de menta, tuti fruti, morango, canela, melancia ou outro de sabor utilizado. Mas, após apenas alguns minutos esse efeito mascarador começará a diminuir e pode ser necessário colocar outro chiclete na boca para manter o odor agradável.

De qualquer maneira, um efeito muito positivo dos chicletes é o aumento na produção salivar, que também trará um ganho na proteção contra o mau hálito. Mas fica um alerta importante, utilizar somente chicletes sem açúcar, ok?

Já para os casos em que o mau hálito é moderado ou um pouco mais forte, os chicletes não trarão benefícios em relação ao hálito e o odor final será do cheiro da essência do chiclete misturado à halitose, produzindo um odor muito desagradável de qualquer maneira.

Nos pacientes que atendo na Clínica Halitus, costumo liberar o uso dos chicletes para aumentar a produção de saliva, associados aos Sialogogos mecânicos e Halitus Hidrat Gotas (fotos abaixo), que estimulam a salivação por meio de estímulos mastigatórios e gustatórios.

Sialogogos Mecânicos Halitus

Halitus Hidrat Gotas

E também libero o uso dos chicletes em situações excepcionais, em que não houve tempo de escovar os dentes, pra que o aumento da saliva e a ação mecânica dos chicletes produza algum efeito de limpeza nos dentes. Mas nesses dois casos, é muito importante que o paciente nunca utilize os chicletes próximo dos horários de checar o hálito tratado com alguém de confiança, chamado confidente, que é um método que usamos pra que o paciente recupere cada dia mais a segurança em seu hálito, recuperando sua espontaneidade e uma boa autoestima.

Resumindo, se você acredita que tem mau hálito, embora seja necessário cuidar do hálito diariamente, com uma rotina de hábitos de higiene e de hábitos alimentares, busque soluções definitivas, que resolvam o problema, ao invés de ficar tentando disfarçar a alteração do hálito com chicletes ou outros métodos como balas, mascar cravo, gengibre ou usar enxaguatórios bucais indiscriminadamente. As opções para conquistar e manter um hálito agradável vão desde utilizar produtos que comprovadamente têm um ótimo efeito em controlar a halitose, fato comprovado por pesquisas a fazer o tratamento com um profissional qualificado nessa área.

Se você quiser aprender a conquistar e sempre manter um hálito fresco e agradável, me siga nas redes sociais (@drmauricioconceicao). E caso você também queira ter a sua pergunta comentada aqui, envie a sua dúvida ou sugestão clicando na aba contato.

Pra saber mais,  baixe o aplicativo Halitus no Google Play ou App Store e tenha acesso a muitos conteúdos em texto, vídeo e áudio e também a clínicas profissionais em todo o Brasil, conheça os testes para avaliar o seu hálito e sua segurança, encontre produtos auxiliares confiáveis para a halitose e boca seca e saiba mais sobre os meus cursos online, tanto para profissionais iniciantes como para os mais experientes.

Sobre o autor

Dr. Maurício Duarte da Conceição - CRO SP: 34.205

- Cirurgião Dentista, proprietário da Clínica Halitus, com 15 mil tratamentos de halitose realizados junto à sua equipe, e da Empresa de Produtos Halitus, desenvolvidos para auxiliar o diagnóstico e tratamento do Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga
- Pós-graduado em Halitose (Especialização) pela São Leopoldo Mandic - Campinas / SP
- Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba / SP (Curso Nota Máxima na CAPES = 7)
- Membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA)
- Autor do livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose, publicado em Português e em Espanhol, a mais completa obra já publicada sobre o tratamento do mau hálito
- Autor do livro Confie no seu Hálito, Manual para ter um Hálito Agradável e se Sentir Confiante
- Desenvolveu diversas Técnicas de Diagnóstico e Tratamento nas áres de Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga (acesse as suas Pesquisas)
- Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais e autor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, nas áreas de Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga 
- Qualificou cerca de 250 Dentistas e Medicos no tratamento do Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga, no seu Curso Halitus Online
- Especialista de Dentística Restauradora pela USP - Bauru / SP
Para conhecer o seu Curruculum, acesse a página abaixo: 
www.portaldohalito.com.br/dr-mauricio-conceicao

CADASTRE-SE E RECEBA

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fique tranquilo(a). Seus dados não
serão compartilhados com terceiros