Home » blog » Entenda de onde vem o mau hálito e descubra as suas principais causas

Entenda de onde vem o mau hálito e descubra as suas principais causas

posts

Entenda de onde vem o mau hálito e descubra as suas principais causas!

Você já se perguntou por que algumas pessoas sofrem com o mau hálito, mesmo mantendo uma boa higiene bucal? O mau hálito, também conhecido como halitose, pode ser causado por várias condições diferentes.

Neste artigo, iremos explorar as principais razões por trás desse problema constrangedor. O mau hálito pode vir da boca, de dentro do organismo ou das vias aéreas superiores. E é possível saber exatamente de onde ele vem, com um teste simples.

O primeiro passo é fazer o teste do hálito da ar expirado pela boca, e do ar expirado pelo nariz com alguém em quem confie, que chamaremos de confidente. O nome técnico dessa avaliação é teste organoléptico.

Para facilitar, você pode seguir as instruções do site www.testeoseuhalito.com.br.

Criei essa técnica, chamada Halitus (que significa ar expirado), e a apresentei na Breath/ISBOR 2011, conferência internacional de halitose, após analisar o monitoramento do hálito de milhares de meus pacientes com seus confidentes. Para conhecer a técnica apresentada, já traduzida para o português, clique nesse link TÉCNICA DIAGNÓSTICA DA ORIGEM DAS HALITOSES ATRAVÉS DO TESTE ORGANOLÉPTICO BUCAL E NASAL.

Utilize as notas de 0 a 2 abaixo, para classificar o seu hálito em normal ou mau hálito (halitose):

Nota Zero: Ausência de Odor - Hálito normal

Nenhum odor é percebido pelo(a) confidente.

Nota Um: Hálito Natural - Hálito normal

Percebe-se um odor no hálito, mas este não pode ser considerado mau hálito (halitose)

Nota Dois: Mau Hálito - Halitose

Percebe-se um odor de mau hálito (halitose), ao falar a 1 metro de distância, ao expirar pelo nariz, ou soprar pela boca, a 15 ou 30 centímetros de distância.

Grau de Propagação da Halitose Simplificado Halitus

Descobrindo a origem do mau hálito

Esse é o único método seguro para saber como está o seu hálito, além de consultar um profissional qualificado em uma clínica especializada, e de onde vem o mau hálito, caso esteja alterado.

Etapa 1

Se você se sente constrangido de fazer esse teste, comece o teste contando de 1 até 10, soltando o ar enquanto conta, a uma distância de 1 metro do nariz do(a) confidente. Se nenhum odor alterado for percebido pelo(a) confidente, não há mau hálito nessa distância. Passar para a etapa seguinte.

Etapa 1 - Teste o seu Hálito

 

Etapa 2

A 30 centímetros de distância do nariz do(a) confidente, conte de 1 a 10. E também, a 30 centímetros de distância, expire um jato de ar pelo seu nariz, com uma expiração lenta e longa, em direção ao nariz do(a) confidente. Se nenhum odor alterado for percebido pelo(a) confidente, não há mau hálito nessa distância. Passar para a etapa seguinte.

Mas, se o odor for percebido somente ao contar de 1 a 10, na etapa 3, teste apenas o odor do ar expirado pelo nariz.

Etapa 2 - Teste o seu Hálito

Etapa 3

A 15 centímetros de distância, soprar pela boca um jato de ar bem lento, longo e seco, em direção ao nariz do(a) confidente.

A 15 centímetros de distância, expirar pelo nariz um jato de ar bem lento, longo e seco, em direção ao nariz do(a) confidente.

Se nenhum odor alterado for percebido pelo examinador, significa que seu hálito está normal, sem alterações.

Etapa 3 - Teste o seu Hálito

Analisando os resultados do teste do hálito com um confidente

Independentemente do resultado, normal ou alterado, você deve fazer o teste em outros dias e horários. 

Se todas as vezes que testar o hálito, ele estiver normal, parabéns. Isso significa que você tem uma rotina correta de hábitos de higiene bucal e de alimentação, que evita que as principais causas do mau hálito se manifestem. 

Mas, se o hálito estiver alterado sempre que você fizer o teste, significa que sua halitose é constante (ou crônica). 

E se tem dias em que você tem mau hálito e em outros não, significa que sua halitose é intermitente. 

Técnica Diagnóstica Halitus – para saber a origem do mau hálito

No caso do hálito estar alterado somente pelo ar expirado pela boca, e pelo nariz estiver normal, a origem do mau hálito é bucal (de dentro da boca), ou ainda das amígdalas. A halitose bucal é muito comum e corresponde de 92,7 a 100% dos casos, de acordo com diferentes estudos.

No caso do hálito bucal e nasal estarem alterados, com um odor bem parecido, a origem do mau hálito vem de dentro do organismo. A halitose de dentro do organismo, que chamarei de sistêmica, é bem menos comum, e corresponde de 4,1 a 7,3% dos casos, de acordo com diferentes estudos.

No caso do hálito nasal estar alterado e o hálito bucal normal, a origem do mau hálito vem da nasofaringe, cavidade nasal e adjacências. A halitose nasal é extremamente rara e corresponde a 0,075% dos casos, de acordo com as estatísticas da Clínica Halitus, sendo que só verifiquei esta origem em três pacientes, em mais de 4 mil tratamentos realizados.

Finalmente, se o teste for positivo para o ar expirado pela boca e pelo nariz, com dois odores diferentes, uma causa concomitante (simultânea) está acontecendo. Ainda que seja rara, a causa mais comum é a halitose bucal e sistêmica ocorrendo simultaneamente. Neste caso, o odor do ar expirado pela boca é mais carregado que o exalado pelo nariz.

E tive um único caso em que é a halitose bucal e nasal ocorrendo simultaneamente, que é extremamente rara, sendo que só verifiquei estas origens ocorrendo concomitantemente em apenas um paciente. Neste caso, tanto o ar exalado pela boca quanto pelo nariz pode estar com o odor mais forte. No caso do ar bucal estar mais forte, o que poderia também sugerir uma halitose bucal e sistêmica ocorrendo simultaneamente, o diagnóstico diferencial é possível após o controle da halitose bucal. Se somente o odor nasal permanecer, é um caso de halitose bucal e nasal ocorrendo simultaneamente.

Leia esse artigo até o final, que tenho um presente para você, que é um e-book detalhando todos esses tipos de halitose e como fazer os testes, com um risco mínimo de contrair doenças, com figuras e todas as referências de estudos. Esse e-book é um resumo de um artigo científico que escrevi em inglês durante a pandemia, e que pode ser acessado clicando nesse link Diagnostic Technique for Assessing Halitosis Origin Using Oral and Nasal Organoleptic Tests, Including Safety Measures Post Covid-19

Causas principais do mau hálito e suas origens

No caso do teste do hálito com um confidente revelar que só o hálito bucal está alterado, a halitose é bucal. Nesse caso principais causas do mau hálito são a saburra ou biofilme lingual, as doenças de gengiva (gengivite e periodontite) e os cáseos amigdalianos, pois ainda que as amígdalas sejam uma causa de halitose localizada nas vias aéreas superiores, pelo fato destas estarem localizadas na transição entre a boca e a orofaringe, a manifestação de odor alterado que elas provocam ocorre por meio da cavidade bucal e não pelas narinas.

No caso do teste do hálito com um confidente tanto o hálito bucal como nasal estarem alterados, a halitose é sistêmica, ou seja, vem de dentro do organismo. Nesse caso, uma da principais causas do mau hálito de origem sistêmica é a ingestão de alimentos que alteram o odor do hálito, como as carnes gordurosas, embutidos (salame, mortadela, linguiça, etc.) peixe e frutos do mar, frituras desses alimentos, e o alho e a cebola, crus, fritos ou refogados. 

Alimentos que alteram o Hálito - Alho e Cebola

Outra causa comum é a hipoglicemia, que pode ocorrer em algumas pessoas pelo jejum prolongado ou intermitente, exercícios físicos em jejum, diabetes descompensado, ou logo ao acordar, pelo jejum da madrugada. Outra causa, menos comum é a ingestão de remédios ou suplementos que alteram o hálito, sendo os mais comuns o ômega 3 e óleo de alho em cápsulas, que possuem versões sem odor, que não alteram o hálito. Causas bem menos frequentes são a insuficiência renal ou hepática e doenças raras.

Nas duas situações acima, caso você não consiga por conta própria encontrar e sanar as causas de alteração do seu hálito, é muito importante consultar um profissional qualificado no tratamento da halitose. Nesse caso, entre em contato pelo nosso WhatsApp que te indicaremos um profissional.

Já no caso do teste do hálito com um confidente somente o hálito nasal estiver alterado e o hálito bucal normal, a origem do problema é na nasofaringe, cavidade nasal e adjacências. Esse tipo de halitose é extremamente rara, e corresponde a 0,075% dos casos. Se isso ocorrer, deve-se consultar um otorrinolaringologista, para que uma pesquisa seja feita para identificar a origem do problema. Nesse caso, leve em seu celular o presente que vou te dar, logo no final desse artigo, para ele conhecer essa técnica diagnóstica, e entender por que deve procurar a possível causa da alteração.

Nos testes, meu hálito está normal, mas não acredito

Se seu hálito estiver normal nos testes com um confidente, mas ainda assim você se sentir inseguro(a), entre em contato que te indicaremos um profissional qualificado no tratamento das Consequências Psicológicas da Halitose. E se quiser fazer um teste online, para saber quantas dessas consequências desenvolveu, clique aqui.

E agora, seu presente, o E-book Aprenda a identificar a origem do Mau hálito

Conforme prometi, segue agora o seu presente, para sempre saber de onde vem o mau hálito. Baixe agora um e-book para aprender a identificar a origem do mau hálito pelo teste do hálito bucal e nasal, que eu tenho de presente para você, e que faz parte do meu novo livro, Confie no seu Hálito e onde você encontrará as referências utilizadas no conteúdo desse artigo.

Para receber o e-book, é só clicar na figura abaixo, e preencher o formulário.

E-book Aprenda a Identificar a Origem do Mau Hálito

Sobre o autor

Dr. Maurício Duarte da Conceição - CRO SP: 34.205

- Cirurgião Dentista, proprietário da Clínica Halitus, com 15 mil tratamentos de halitose realizados junto à sua equipe, e da Empresa de Produtos Halitus, desenvolvidos para auxiliar o diagnóstico e tratamento do Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga
- Pós-graduado em Halitose (Especialização) pela São Leopoldo Mandic - Campinas / SP
- Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba / SP (Curso Nota Máxima na CAPES = 7)
- Membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA)
- Autor do livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose, publicado em Português e em Espanhol, a mais completa obra já publicada sobre o tratamento do mau hálito
- Autor do livro Confie no seu Hálito, Manual para ter um Hálito Agradável e se Sentir Confiante
- Desenvolveu diversas Técnicas de Diagnóstico e Tratamento nas áres de Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga (acesse as suas Pesquisas)
- Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais e autor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, nas áreas de Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga 
- Qualificou cerca de 250 Dentistas e Medicos no tratamento do Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga, no seu Curso Halitus Online
- Especialista de Dentística Restauradora pela USP - Bauru / SP
Para conhecer o seu Curruculum, acesse a página abaixo: 
www.portaldohalito.com.br/dr-mauricio-conceicao

CADASTRE-SE E RECEBA

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fique tranquilo(a). Seus dados não
serão compartilhados com terceiros