Home » blog » Remédio caseiro e riscos de remover ou tirar os cáseos amigdalianos

Remédio caseiro e riscos de remover ou tirar os cáseos amigdalianos

posts

Diversos vídeos e sites recomendam o uso de remédio caseiro pra acabar com os cáseos amigdalianos ou ensinam como tirar ou remover o caseum.

Mas será que esses procedimentos são recomendados e seguros?

Eu sou o Dr. Maurício Conceição, responsável técnico da Empresa Halitus, e nesse texto vou te mostrar algumas receitas de remédios caseiros para cáseos amigdalianos e métodos para remover o caseum que recomendam na internet e vou comentar quais são os riscos desses procedimentos. Esse é o segundo de uma série de 5 textos que preparei para você conhecer tudo sobre os cáseos amigdalianos.

REMÉDIOS OU TRATAMENTOS CASEIROS PARA ACABAR COM OS CÁSEOS AMIGDALIANOS

Diversos sites recomendam remédios ou tratamentos caseiros para acabar com os cáseos amigdalianos.

O risco aqui é usar produtos como a água oxigenada e bicarbonato de sódio, entre outros, em concentrações que podem causar lesões na mucosa bucal, gengiva, dentes e amigdalas.

Outras sugestões muito comuns são fazer gargarejos com:

- água morna e sal

- chá de romã e própolis

- chá de tanchagem

ou ainda com uma mistura de

- 1 copo d’água, 1 colher de chá de sal, meia colher de sopa de bicarbonato de sódio e meio limão fresco

Mas isso funciona?

Funciona tanto quanto o gargarejo com água morna, ou seja, os resultados são bem limitados.

Em um estudo que eu fiz em 2008, publicado na Revista Brasileira de otorrinolaringologia, comparando o enxaguatório Halitus com uma solução placebo, o grupo que utilizou a solução placebo teve algum resultado positivo, provavelmente pelo feito de turbilhonamento, que é o rodamoinho que ocorre quando é feito o gargarejo. Provavelmente as amígdalas que soltaram os cáseos durante o gargarejo, tinham as criptas mais abertas, que são os buraquinhos onde os cáseos se formam.1

Mas, nesse mesmo estudo, o grupo que utilizou o enxaguatório Halitus, que vou mencionar em detalhes no próximo texto dessa série, teve um resultado bem superior.1

E COM RELAÇÃO À REMOÇÃO DOS CÁSEOS AMIGADALIANOS, ESSE É UM PROCEDIMENTO RECOMENDÁVEL?

A resposta é NÃO, e por 2 motivos principais:

1- A grande maioria das pessoas não consegue enxergar suas amigdalas por serem classe IV na Classificação de Mallampati modificada.

Classificação de Mallampati Modificada

Veja na figura que no caso de Classe IV não é possível enxergar a garganta e dessa forma fica impossível alcançar as amígdalas para a remoção dos cáseos.

Alguns dos métodos que recomendam para a retirada dos cáseos é o uso do cabo das escovas de dentes ou o uso de cotonetes. É importante eu deixar claro pra você que retirar os cáseos pode ferir as amígdalas e causar dor e infecções.

2- O segundo motivo é que tirar os cáseos amigdalianos não resolverá o problema, pois eles voltarão a se formar. Por isso é ideal um método que evite que os cáseos voltem a se formar.

O recomendado é o uso de produtos seguros e confiáveis ou buscar o tratamento com um profissional qualificado no tratamento das causas da formação dos cáseos amigdalianos e do mau hálito, para diminuir ou evitar a formação dos cáseos amigdalianos, temas que vou abordar nos próximos dois textos, dos 3 que faltam para completar essa série.

Atenção: para sua segurança, utilize sempre produtos com registro no Ministério da Saúde e ANVISA.

Nos próximos textos eu vou te apresentar em detalhes as 3 opções seguras e confiáveis para prevenir, diminuir ou interromper a formação de cáseos amigdalianos.

A primeira opção para diminuir ou evitar a formação dos cáseos amigdalianos é o uso do Kit de produtos Halitus, que tem eficácia comprovada por pesquisas em diminuir ou evitar a formação dos cáseos. Nesses textos você conhecerá essas pesquisas e a relação que existe entre a formação dos cáseos amigdalianos com a limpeza detalhada da língua.

A segunda opção segura e confiável para prevenir, diminuir ou interromper a formação de cáseos amigdalianos é o tratamento das causas da formação dos cáseos com um profissional qualificado no tratamento do mau hálito e da boca seca. Esse tratamento possibilitará resultados ainda melhores no uso do Kit de Produtos Halitus e normalmente usando uma quantia menor de produtos. Nesse texto você conhecerá os 8 benefícios que o tratamento das causas da formação dos cáseos amigdalianos podem trazer pra você.

E a terceira e última opção é a cirurgia das amígdalas. Nesse texto vou te apresentar os critérios de indicação de quando a cirurgia deve ser realizada e conhecer os prós e contras das diferentes técnicas cirúrgicas

Então, o tema do próximo texto é o uso do Kit de produtos Halitus para o mau hálito e cáseos amigdalianos.

Se tiver dúvidas ou dificuldades, entre em contato pelo whatsapp 19 97404-1082.

Navegue pelo site PortaldoHalito.com.br e tenha acesso à clínicascursosprodutos para o mau hálito e boca seca e profissionais qualificados de todo o Brasil. No Portal do Hálito você também encontrará conteúdos em textos, vídeos e podcasts relacionados ao mau hálito, saburra lingual, cáseos amigdalianos, doenças da gengiva, boca seca, boca amarga, dicas de saúde bucal, saúde geral e muito mais. Pra receber esses conteúdos em primeira mão, assine a newsletter ou me siga nas redes sociais, que estão no final ou no topo dessa página.

Se quiser assistir o conteúdo desse texto em vídeo, acesse Remédio caseiro e riscos de remover ou tirar os cáseos amigdalianos.

Até o próximo texto!

REFERÊNCIA AO ESTUDO CITADO NESSE TEXTO:

1- Conceicao MD, Marocchio LS, Tarzia O. Avaliação de um novo enxaguatório na formação de cáseos amigdalianos. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. 2008;74(1):61-7.

Sobre o autor

Dr. Maurício Duarte da Conceição - CRO SP: 34.205
- Cirurgião Dentista, proprietário da Clínica Halitus, com 6 mil tratamentos de halitose realizados pessoalmente e da Empresa de Produtos Halitus, desenvolvidos para auxiliar o diagnóstico e tratamento da halitose e boca seca
- Pós-graduado em Halitose (Especialização) pela São Leopoldo Mandic - Campinas / SP
- Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba / SP
- Membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA)
- Autor do livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose, publicado em Português e em Espanhol, a mais completa obra já publicada sobre o tratamento do mau hálito
- Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais e autor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, nas áreas de Halitose e Boca seca 
- Especialista de Dentística Restauradora pela USP - Bauru / SP

CADASTRE-SE E RECEBA

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fique tranquilo(a). Seus dados não
serão compartilhados com terceiros