Home » blog » Mau Hálito com Cheiro de Fezes: Descubra as Causas e Tratamentos

Mau Hálito com Cheiro de Fezes: Descubra as Causas e Tratamentos

posts

Entendendo o mau hálito com cheiro de fezes

Você já sentiu um mau hálito tão desagradável que chegava a ter odor de fezes?

Embora seja um assunto constrangedor, é importante entender suas causas e tratamentos, para saber como acabar com esse problema.

Neste artigo, exploraremos o mau hálito com cheiro de fezes e descobriremos o que pode estar causando esse odor desagradável.

Mas afinal, o mau hálito realmente pode ter cheiro fecal? A resposta é sim, mas antes de sabermos de onde vem o problema, o primeiro passo é saber qual o gás responsável para o odor do hálito ficar alterado. E para isso, vamos conhecer a composição dos gases intestinais, e a sua estreita semelhança com a halitose com cheiro de fezes.

Quais são os gases presentes no flato intestinal, conhecido como pum?

Diariamente, os seres humanos eliminam cerca de 1,5 litro de gases através do ânus, em uma frequência de 10 a 20 flatos por dia. Muitos desses gases podem passar despercebidos.

Os gases presentes no sistema gastrointestinal são compostos principalmente por cinco elementos: Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Dióxido de carbono (CO2), Hidrogênio (H2) e Metano (CH4). Juntos, esses cinco elementos representam 99% dos gases presentes no pum. Os arrotos possuem uma composição semelhante, porém são mais ricos em oxigênio e nitrogênio.

E qual deles é responsável pelo mau cheiro? Na verdade, nenhum deles é responsável, pois são basicamente sem cheiro (inodoros). A culpa também não é das fezes. Ao contrário do que se imagina, o mau cheiro do pum não é causado pelo fato de passar pelas fezes antes de ser eliminado.

O que causa o mau cheiro é o 1% restante de gases, que são compostos principalmente por enxofre, sendo o principal deles o sulfeto de hidrogênio (H2S)

Preste atenção no fato de que o sulfeto de hidrogênio é o principal responsável pelo mau cheiro dos gases intestinais, pois voltarei a mencionar esse gás adiante.

Isso explica por que nem todos os puns têm um cheiro ruim. Se não houver um aumento na produção de gases com enxofre, o pum pode não ter um cheiro desagradável.

E de onde vêm os gases intestinais? Eles são produzidos pelas bactérias no trato digestivo após a metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos.

O ar engolido durante as refeições, conhecido por aerofagia, é a principal fonte de gases estomacais, geralmente por comer ou beber rapidamente. Bebidas gaseificadas, chicletes e cigarros também contribuem para a deglutição de ar.

Os gases são eliminados principalmente por arrotos, mas se deitar após as refeições, por exemplo, pode fazer com que sigam para os intestinos, aumentando a eliminação de flatos, levando mais alimentos mal digeridos ao cólon, fornecendo mais substrato para as bactérias que produzem os gases.

Os gases intestinais não causam o mau hálito com cheiro de fezes

Você já percebeu que quando ingerimos alimentos ricos em enxofre, como o feijão, ovos, brócolis, aspargos, grão de bico, repolho, couve-flor, alcachofra e lentilha, que eles podem causar gases intestinais com odor desagradável?

Embora existam alguns profissionais ou estudos que relatem que existe um risco teórico desses gases serem absorvidos no intestino, especialmente quando há algum transtorno gastrointestinal, e assim entrarem na corrente sanguínea e depois serem eliminados por via pulmonar, alterando tanto o ar expirado pela boca como o das narinas, na prática isso não ocorre.

Posso afirmar isso por eu e minha equipe termos monitorado o hálito tratado de mais de 10 mil pacientes, por pelo menos 10 semanas (cada paciente), e mesmo liberando que ingerissem essa lista de alimentos contendo enxofre, eles nunca tiveram alteração no hálito por origem intestinal.

Tenho essa certeza pois o mau hálito vindo de dentro do organismo irá alterar tanto o ar expirado pela boca como o ar expirado pelo nariz, com o mesmo cheiro. E isso não ocorreu com nenhum dos 10.000 pacientes, apesar de ter liberado a ingestão desses alimentos contendo enxofre, que alteram o odor dos gases intestinais.

No final desse artigo, vou te passar um link para você aprender a identificar a origem do mau hálito, se é da boca ou de dentro do organismo, com um teste simples, então leia até o final.

Então, quais seriam as causas do mau hálito com cheiro de fezes?

Causas do mau hálito com odor de fezes

O primeiro passo para ter certeza de que o mau hálito com odor de fezes não está vindo de dentro do organismo, e sim de dentro da boca, onde mais de 95% dos casos de mau hálito ocorrem, é fazer um teste do odor do hálito bucal e nasal.

No caso do mau hálito com odor de fezes, somente o ar expirado pela boca estará com o cheiro alterado, enquanto o odor do ar expirado pelas narinas estará normal. Se tiver certeza de que seu hálito está alterado, teste o odor apenas do ar que sai pelo nariz.

Se quiser saber como fazer esse teste, depois de terminar de ler esse texto, siga as instruções de um site que criei para essa finalidade, clicando no link www.testeoseuhalito.com.br.

Quando somente o ar expirado pela boca está alterado e do nariz normal, a origem do mau hálito é de dentro da boca ou da orofaringe, onde se localizam as amígdalas.

Não esqueça, para saber como identificar a origem do mau hálito com um teste simples, leia até o final, que vou te passar um link para você aprender aprender a como fazer isso.

Má higiene bucal e sua conexão com o mau hálito com odor de fezes

O mau hálito não é falta de higiene bucal e sim a higiene bucal feita da forma incorreta, e/ou com produtos inadequados, que pioram o hálito. Nesse caso, por higiene bucal estamos falando da higiene da língua e dos dentes e gengiva.

O segundo passo, agora que já sabe que seu hálito nasal está normal, é verificar a presença das três principais causas do mau hálito, que são a saburra lingual, doenças da gengiva e cáseos amigdalianos. Para identificar essas causas, é muito fácil.

Para saber se há saburra lingual, não limpe a língua por 24 horas. Feito isso, fique em frente ao espelho e coloque a sua língua para fora da boca, o máximo que conseguir, de maneira a enxergar se, no fundo dela, há uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada, ou até mesmo no tom marrom. Se tiver, saiba que essa é a principal causa do mau hálito.

Saburra Lingual

O problema de alteração do hálito com cheiro de fezes vem exatamente daí. Conforme mencionei anteriormente, o principal gás responsável pela alteração do odor com cheiro de fezes, e que dá o forte cheiro nos gases intestinais, é o sulfeto de hidrogênio.

A saburra lingual, além de ser a principal causa do mau hálito, é a principal produtora desse gás em nossa boca. A presença de saburra lingual é muito comum, tanto que em minha pesquisa de mestrado em psicologia, 100% dos 156 participantes tinham saburra lingual na consulta inicial de avaliação do hálito.

Outra possível causa de alteração do hálito com odor de fezes, bem menos frequente, são as doenças de gengiva. Nem todos os casos de mau hálito tem a presença das doenças de gengiva.

Então, atenção ao sangramento gengival quando você escova os dentes ou usa o fio dental, pois este é o principal sinal de que sua gengiva pode provocar o mau hálito com cheiro de fezes, e que significa que ela está inflamada.

Sangramento Gengival

Uma terceira causa, que pode levar a pessoa a suspeitar que possa estar com o hálito com cheiro desagradável, são os cáseos amigdalianos, que são pequenas bolinhas de coloração amarelada, que se formam dentro das amígdalas. Ao expelir um cáseo e apertá-lo entre os dedos, o odor realmente pode lembrar o cheiro de fezes.

Entretanto, se não apertar o cáseo, colocá-lo em cima de uma mesa, e tentar sentir o seu odor, este não é forte, pois a parte realmente que cheira mal no cáseo, é dentro dele. Em outras palavras, o cáseo tem baixo potencial de alterar o hálito, embora provoque um gosto ruim e uma péssima experiência, quando apertado entre os dedos.

Cáseos Amigdalianos

Dicas para prevenir e controlar o mau hálito com odor de fezes

O primeiro passo para combater o mau hálito com cheiro de fezes é a limpeza adequada da língua. O uso de escovas de dentes, raspadores linguais ou gaze podem não ser adequados à limpeza da língua, por removerem somente a camada visível de saburra lingual, sobrando uma camada remanescente, chamada biofilme lingual invisível.

Para limpar a língua com uma técnica que, segundo pesquisa, remove 67,5% a mais de saburra lingual que o raspador de língua e 148% a mais que a escova de dentes, conheça a Técnica DC de limpeza da língua, que associada ao uso do enxaguatório Halitus, é a forma ideal para acabar com o mau hálito com cheiro fecal, pois combate a saburra lingual e os cáseos amigdalianos, desde que seguindo à risca as instruções de uso, e que você confira seu hálito com alguém em quem confie, após 3 semanas de uso.

O Enxaguatório Halitus é o único produto no mundo com pesquisa que comprova sua eficácia com relação a diminuir ou interromper a formação de cáseos amigdalianos (até a data em que escrevi esse artigo).

Se você quiser saber como acabar com o mau hálito com cheiro fecal, clique na figura abaixo e assista ao vídeo para conhecer a Técnica DC de limpeza da língua, associada ao uso do Enxaguatório Halitus, que o método que utilizo com meus pacientes na Clínica Halitus:

Kit de Produtos Halitus Para o Mau Hálito

O segundo passo é aprender a escovar os dentes e gengiva, associado ao uso do fio dental, corretamente. Se sua gengiva sangra, considere procurar um dentista para que ele te ensine a técnica correta de escovação, ou um especialista em doenças da gengiva, em casos mais graves, para tratar a sua gengiva.

Aprender e praticar a técnica correta de higiene dos dentes e gengiva, é o primeiro passo para a sua gengiva ficar sempre saudável, e não gerar a produção de maus odores.

Procure ajuda profissional para o mau hálito persistente com odor de fezes

Cuidado com tratamento ou remédio caseiro para mau hálito com cheiro de fezes sugeridos na Internet.

E é importante deixar claro, que o uso de produtos não é um tratamento, e ao persistirem os sintomas, um profissional qualificado no tratamento da halitose deverá ser consultado.

Se for esse o seu caso, entre em contato pelo nosso WhatsApp que te indicaremos um profissional.

E, conforme prometi, segue o link para você aprender a identificar a origem do mau hálito; clique no link abaixo e leia o meu artigo: 

https://www.portaldohalito.com.br/blog/entenda-de-onde-vem-o-mau-halito-e-descubra-as-suas-principais-causas 

Sobre o autor

Dr. Maurício Duarte da Conceição - CRO SP: 34.205

- Cirurgião Dentista, proprietário da Clínica Halitus, com 15 mil tratamentos de halitose realizados junto à sua equipe, e da Empresa de Produtos Halitus, desenvolvidos para auxiliar o diagnóstico e tratamento do Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga
- Pós-graduado em Halitose (Especialização) pela São Leopoldo Mandic - Campinas / SP
- Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba / SP (Curso Nota Máxima na CAPES = 7)
- Membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA)
- Autor do livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose, publicado em Português e em Espanhol, a mais completa obra já publicada sobre o tratamento do mau hálito
- Autor do livro Confie no seu Hálito, Manual para ter um Hálito Agradável e se Sentir Confiante
- Desenvolveu diversas Técnicas de Diagnóstico e Tratamento nas áres de Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga (acesse as suas Pesquisas)
- Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais e autor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, nas áreas de Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga 
- Qualificou cerca de 250 Dentistas e Medicos no tratamento do Mau hálito, Cáseos amigdalianos, Boca seca e Boca amarga, no seu Curso Halitus Online
- Especialista de Dentística Restauradora pela USP - Bauru / SP
Para conhecer o seu Curruculum, acesse a página abaixo: 
www.portaldohalito.com.br/dr-mauricio-conceicao

CADASTRE-SE E RECEBA

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fique tranquilo(a). Seus dados não
serão compartilhados com terceiros