Home » blog » Livro Bom Hálito e Segurança

Livro Bom Hálito e Segurança

posts

O Livro Bom Hálito e Segurança é a mais completa obra no tratamento do Mau hálito publicada até hoje, com conteúdo clínico e forte embasamento científico. 
Pouco mais de uma dúzia de livros sobre o tratamento da halitose foram publicados desde que em 1874, J. W. Howe publicou o primeiro livro sobre halitose – um livro de 108 páginas muito interessante e bem escrito.

No Livro Bom Hálito e Segurança, publicado em 2013 em Português e em 2014 em Espanhol, compartilho minha experiência clínica, mas sempre com o cuidado de embasar na literatura científica tanto o histórico como o que há de mais atualizado em relação aos temas ligados ao tratamento do mau hálito.

Livro Bom Halito e Segurança em Portugues e Espanhol

O livro é dividido em 29 capítulos, com 384 páginas coloridas em que são abordados temas inéditos como o diagnóstico e tratamento das Consequências Psicológicas da Halitose, outrora chamadas de alterações comportamentais decorrentes da halitose, que são as mudanças de comportamento, sentimento, pensamentos que os pacientes que se queixam em ter mau hálito desenvolvem, e que têm um forte impacto negativo em sua qualidade de vida. Outro tema inédito é  a classificação diagnóstica das origens das halitoses pelo teste organoléptico bucal e nasal, técnica que permite aos profissionais e pacientes, saber a origem da alteração do hálito, ao checar o odor do ar expirado pela boca e narinas, em caso de alteração do hálito.

Outros assuntos abordados são as principais causas da halitose, em que a saburra lingual, doenças da gengiva e cáseos amigdalianos têm capítulos individuais, tamanha a sua importância no controle do mau hálito. Finalmente são abordadas 89 causas da halitose, o diagnóstico e tratamento da hipofunção das glândulas salivares, das alterações de olfato e paladar, além de temas como aspectos legais do tratamento eestresse e a halitose, entre outros.

O livro está didaticamente dividido em 7 partes:

1. CONCEITOS BÁSICOS

São abordadas nessa parte 6 capítulos sobre:

- o histórico e a prevalência da halitose;

- os tipos de odorivetores (gases) responsáveis pela alteração no odor do hálito;

- a microbiota bucal na halitose, ou seja, quais as bacteérias responsáveis pela formação de odores no mau hálito bucal;

- o gosto, olfato e o paradoxo do mau hálito, capítulo que teve a colaboração da Dra. Silvia Regina Boldrini Pontes;

- as causas e os mitos da halitose;

- as classificações da halitose e seus diferentes graus de propagação.

2. ELEMENTOS ESSENCIAIS AO DIAGNÓSTICO

Essa parte também contém 6 capítulos abordando, segundo o Protocolo Halitus de Tratamento da Halitose:

- as características da consulta e do profissional no tratamento do mau hálito;

- como deve ser feita a anamnese e o que deve conter a ficha clínica;

- quais são os exames complementares rotineiramente realizados (sialometria, halitometria e teste de respiração bucal);

- a técnica diagnóstica que permite saber a origem das halitoses por meio dos testes organolépticos bucal e nasal;

- como é o exame clínico extra e intrabucal;

- o plano de tratamento, que fará parte de um contrato com o paciente, contendo todos os itens avaliados anteriormente.

3. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CAUSAS DIRETAS DA HALITOSE

Essa é uma parte importantíssima do livro, que trata das causas diretas ou primárias da halitose, ou seja, tudo aquilo que causa a alteração no odor do hálito. Nessa parte são dedicados capítulos exclusivos à saburra lingual, à importância da limpeza da língua, à doença periodontal, aos cáseos amigdalianos e aos antimicrobianos de uso no tratamento do mau hálito, com um total de 7 capítulos.

4. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CAUSAS INDIRETAS DA HALITOSE

São abordadas nessa parte do livro as causas indiretas da halitose, com um capítulo relacionando o mau hálito com a descamação excessiva de células epiteliais da mucosa bucal, e outro com a relação da halitose com a hipofunção de glândulas salivares, capítulo que teve a colaboração da Dra. Luciana Sassa Marocchio.

5. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES E ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS COMUMENTE ASSOCIADAS À HALITOSE

Nessa parte do livro há um capítulo com a relação da halitose e o estresse, e em outro, em que também houve a colaboração da Dra. Silvia Regina Boldrini Pontes, a relação do mau hálito com a alteração de paladar (disgeusia) e a síndrome de ardência bucal (SAB).

6. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS CONSEQUÊNCIAS DA HALITOSE

Essa capítulo do livro é inédito em publicações e se constitui na base do método que é utilizado no Protocolo Halitus de Tratamento da Halitose para tratar as Consequências Psicológicas que os pacientes desenvolvem devido à queixa em ter mau hálito, ou devido à convicção em ter o problema, sem que hajam evidências de sua presença.

7. FOLLOW UP (ACOMPANHAMENTO) E PECULIARIDADES DO TRATAMENTO DA HALITOSE

Finalmente, dediquei a última parte do livro tanto ao acompanhamento do tratamento do paciente como também às peculiaridades no tratamento da halitose em crianças, adolescentes, idosos, deficientes e pacientes sistemicamente comprometidos.

Nessa parte também dou várias dicas sobre a qualidade no atendimento, de como divulgar o tratamento do mau hálito, sobre os aspectos legais do tratamento e de como produzir prescrições didáticas e objetivas,  além de algumas considerações finais.

Na versão em Espanhol existem algumas atualizações, como a menção de um worksohp internacional que participei em 2013, com as maiores autoridades mundiais no tratamento da halitose, onde escrevemos um artigo com um protocolo de tratamento consensual que você pode baixar clicando em  Protocolo de Tratamento da Halitose para o Clínico Geral.

Navegue pelo site PortaldoHalito.com.br e tenha acesso à clínicascursosprodutos para o mau hálito e boca seca e profissionais qualificados de todo o Brasil. No Portal do Hálito você também encontrará conteúdos em textos, vídeos e podcasts relacionados ao mau hálito, saburra lingual, cáseos amigdalianos, doenças da gengiva, boca seca, boca amarga, dicas de saúde bucal, saúde geral e muito mais. Pra receber esses conteúdos em primeira mão, assine a newsletter ou me siga nas redes sociais, que estão no final ou no topo dessa página.

Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato pelo whatsapp 19 97404-1082.

Sobre o autor

Dr. Maurício Duarte da Conceição - CRO SP: 34.205
- Cirurgião Dentista, proprietário da Clínica Halitus, com 6 mil tratamentos de halitose realizados pessoalmente e da Empresa de Produtos Halitus, desenvolvidos para auxiliar o diagnóstico e tratamento da halitose e boca seca
- Pós-graduado em Halitose (Especialização) pela São Leopoldo Mandic - Campinas / SP
- Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba / SP
- Membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA)
- Autor do livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essenciais no Tratamento da Halitose, publicado em Português e em Espanhol, a mais completa obra já publicada sobre o tratamento do mau hálito
- Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais e autor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, nas áreas de Halitose e Boca seca 
- Especialista de Dentística Restauradora pela USP - Bauru / SP

CADASTRE-SE E RECEBA

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fique tranquilo(a). Seus dados não
serão compartilhados com terceiros